Transplante Capilar

Diversos motivos podem levar as pessoas a perder cabelo. Doenças endócrinas, predisposição genética, alterações psicológicas, hábitos alimentares, deficiência de ferro no organismo, doenças autoimunes e alterações na estrutura capilar são apenas alguns exemplos das causas que levam à queda dos fios, e em situações irreversíveis, nas quais o cabelo não responde ao tratamento realizado por meio de medicação, o transplante capilar pode ser a solução mais adequada.

 

O transplante capilar é uma cirurgia minimamente invasiva que visa a implantação de folículos pilosos (estruturas localizadas na pele e de onde nascem os cabelos ou pelos) nas áreas onde não existe cabelo ou onde existe uma menor densidade (vertex do couro cabeludo). Estes folículos são retirados das áreas onde existe cabelo, habitualmente da região da nuca e das partes laterais do couro cabeludo.

Técnica FUE

Na técnica FUE (Folicular Unit Extraction), os fios de cabelo são retirados diretamente do couro cabeludo por meio de micro punchs sem a necessidade de uma incisão ou corte na região doadora (região occipital ou doadora) para a região receptora, que irá variar de paciente para paciente (entradas, região da coroa, vértex etc).

As cicatrizes na área doadora por meio dessa técnica são vários pequenos pontos que costumam passar imperceptíveis. Não é necessário sutura (costurar). A técnica FUE é a ideal para quem gosta do cabelo com os fios bem curtos.

Preparação para um transplante capilar

O pré-operatório ou preparação para o transplante capilar é, geralmente, simples e requer apenas umas análises ao sangue, como um hemograma, função renal, função hepática e estudo da coagulação. Não é necessário realizar jejum antes da realização da cirurgia.

Pós-operatório no transplante capilar

Após o transplante, o couro cabeludo pode estar dorido e sensível e pode ser necessária a prescrição de alguns medicamentos (remédios), a saber:

  • Analgésicos para aliviar a dor;
  • Antibióticos para reduzir o risco de infeção;
  • Medicamentos anti-inflamatórios para manter o edema (inchaço) do couro cabeludo controlado;
  • Outros.

 

É normal que os folículos transplantados caiam duas ou três semanas após a cirurgia, de modo a “abrir caminho” para um novo crescimento do cabelo. Geralmente, o novo cabelo cresce entre 8 a 12 meses após a cirurgia.

A recuperação pode também ser acompanhada da aplicação tópica ou toma oral de Minoxidil, de modo a prevenir a queda de cabelo no futuro.

O transplante capilar é um procedimento seguro desde que seja realizado por técnicos experientes e sejam seguidas todas as recomendações de segurança.

Te ajudo a se tornar a sua melhor versão!